sexta-feira, 2 de julho de 2010

Espiritismo

Já encontrei pessoas que nunca ouviram falar do Espiritismo e outras que, embora tenham ouvido, não sabem exatamente o que é.  Religião, filosofia ou ciência? 

 "O Espiritismo é, ao mesmo tempo, ciência experimental e doutrina filosófica de consequência religiosa. Como ciência prática, tem a sua essência nas relações que se podem estabelecer com os espíritos; como filosofia e religião compreende todas as consequências morais decorrentes dessas relações." (site: panoramaespirita.com.br)

Ciência e Religião sempre andaram separadas, cada uma delas vendo as coisas de seu ponto de vista, repelindo-se mutuamente e impedindo a compreensão de muitos "fenômenos". Mas o Espiritismo faz a ponte entre as duas:
"O Espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo material. Ele nos mostra esse mundo, não mais como sobrenatural, mas, pelo contrário, como uma das forças vivas e incessantemente atuantes na natureza, como a fonte de uma infinidade de fenômenos até então incompreendidos, e por essa razão rejeitados para o domínio do fantástico e do maravilhoso, É a essas relações que o Cristo se refere em muitas circunstâncias, e é por isso que muitas coisas que ele disse ficaram ininteligíveis ou foram falsamente interpretadas. O Espiritismo é a chave que nos ajuda a tudo explicar com facilidade."(Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap I)

Como Religião, ele é o Consolador prometido por Jesus, que veio recordar seus ensinamentos e explicá-los de forma clara para todos. Nos dando a esperança da continuação da vida além da morte. Os sofrimentos e as tribulações da vida devem ser enfrentados com paciência, porque  são de curta duração e serão seguidos de uma situação mais feliz.  Afasta-se o pavor da morte. A vida é única, várias são as existências.

A Doutrina Espírita é um conjunto de princípios e leis que foram reveladas pelos Espíritos Superiores e codificadas por Allan Kardec em cinco obras: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. A Doutrina Espírita se resume nos seguintes princípios fundamentais: Deus, o Espírito e sua imortalidade, a comunicabilidade dos Espíritos, a reencarnação, a pluralidade dos mundos habitados e as leis morais.


Existe, também, uma grandiosa obra ditada pelas vozes do céu e psicografada por médiuns devotados ao Bem. O mais importante deles é Francisco Cândido Xavier.  Não basta apenas ler e conhecer, o essencial é a prática. E não adianta nos fecharmos em orações e adoração enquanto há irmãos precisando de amparo. A máxima em que se se baseia o Espiritismo é: "Fora da Caridade Não Há Salvação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário