terça-feira, 28 de setembro de 2010

Obediência e Resignação

Na prática do Evangelho no Lar desta semana, nos coube a leitura de um trecho do Evangelho Segundo o Espiritismo, que me levou a pensar sobre o valor da obediência e resignação em nossa vida cotidiana. O Espírito Lázaro, no ítem 8 do Capítulo IX, assim nos orienta:
 "A doutrina de Jesus ensina, em todos os seus pontos, a obediência e a resignação, duas virtudes companheiras da doçura e muito ativas, se bem os homens erradamente as confundam com a negação do sentimento e da vontade. A obediência é o consentimento da razão; a resignação é o consentimento do coração, forças ativas ambas, porquanto carregam o fardo das provações que a revolta insensata deixa cair. O pusilânime não pode ser resignado, do mesmo modo que o orgulhoso e o egoísta não podem ser obedientes. Jesus foi a encarnação dessas virtudes que a antigüidade material desprezava. Ele veio no momento em que a sociedade romana perecia nos desfalecimentos da corrupção. Veio fazer que, no seio da Humanidade deprimida, brilhassem os triunfos do sacrifico e da renúncia carnal."
Esta expressão: "porquanto carregam o fardo das provações que a revolta insensata deixa cair" vem explicar a causa de tantos falimentos pessoais que ocorrem reiteradamente em nossos dias. Ante o consumismo implacável, muitos se deixam guiar pelos caminhos tortuosos da criminalidade, buscando o dinheiro fácil, quase sempre a custa do sofrimento alheio. Fecha os olhos para as oportunidades dignas, que demandariam muito trabalho e dedicação,  para optarem por aquelas que encurtam caminho, deixando, assim, cair "o fardo das provações".

O homem obediente e resignado, ao contrário do que se possa pensar, trabalha sempre, não desiste de buscar os seus sonhos materiais, mas não o faz a qualquer custo. Tem no trabalho árduo a  fonte do sustento e no Evangelho do Cristo a inspiração para não se deixar abater nos momentos difíceis. Carrega dentro de si a esperança de dias melhores e a certeza do amor de Deus para com seus filhos.
  
Que Jesus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário