domingo, 4 de julho de 2010

Por que sou espírita?

Desde muito jovem eu sempre questionava sobre a existência do céu e do inferno. Não conseguia entender o porquê de uma vida terrena tão curta e depois a eternidade. Quando a duração de uma vida humana seguia o curso normal, ou seja, nascer, crescer e envelhecer, ainda me parecia mais lógico a existência de uma eternidade depois da morte. Porque a pessoa, com a velhice, teria a possibilidade de repensar seus atos e de se melhorar como pessoa, se fosse o caso, abrindo a possibilidade de um céu eterno.

Mas o que me incomodava eram as mortes prematuras em situação de violência. Por exemplo, a de jovens que se envolveram com o crime, pelas circunstâncias do lugar que viviam, sem a oportunidade de ter conhecido o Evangelho e que vieram a falecer como consequência da vida que levavam. A possibilidade de que elas pudessem merecer o castigo eterno me angustiava. E eu me perguntava: será que Deus que é amor pode deixar que um filho seu sofra eternamente?  Aí poderiam me dizer: a culpa não foi totalmente dele e, portanto, ele terá um atenuante e não irá para o inferno, apenas passará um tempo no purgatório antes de ir para o céu.

E quando ele teve a oportunidade da mudança e mesmo assim se manteve afastado de Deus? Uma amiga me disse que o inferno seria o destino final. Mas se compararmos Deus com uma mãe, veremos que isso é ilógico. Uma mãe ama incondicionalmente seu filho e Deus é Amor. Mesmo que um filho tenha cometido os crimes mais horrendos, sua mãe continuaria amando-o e tudo faria para livrá-lo de um castigo cruel. E Deus que é o puro Amor não daria outra chance ao filho pecador?

Quando conheci a Doutrina Espírita meu coração se acalmou. Porque ela me mostra um Deus que nunca abandona seus filhos e que sempre nos dá uma nova chance para a nossa melhoria, através da reencarnação. Também as desigualdades e as injustiças que observamos na vida atual, deixarão de existir se considerarmos o conjunto das existências.

5 comentários:

  1. Rosa:
    Parabéns pelo blog.
    Já o estou divulgando para os meus contatos.
    Abraços fraternos.
    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Carlos,
    Obrigado pelo apoio. Fique com Deus. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. O Espiritismo necessita de divulgação e a sua importãncia é por deveras , acima de todas as duvidas, um patamar de responsabilidade, que pede de todos nós a avalização da mensdagem e o seu valor de contexto.Seja benvinda Amiga ao Grupo de Espiritas..

    Victor Passos

    ResponderExcluir
  4. Olá Rosa

    Bonito, o seu blog!

    O seu testemunho podia ser o meu testemunho, porque o raciocínio que me trouxe ao espiritismo foi semelhante.

    Vitor Santos
    Portugal

    ResponderExcluir
  5. Fico imensamente agradecida com as mensagens de incentivo aqui deixadas. Que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir